Eletricidade c.c - associação de resistores e código de cores.
PÊNDULO SIMPLES – LEI DO ISOCRONISMO DAS PEQUENAS OSCILAÇÕES – LEI DAS MASSAS E DAS SUBSTÂNCIAS – LEI DOS COMPRIMENTOS.
1. INTRODUÇÃO E CONTEXTO: Na aula prática desta semana aprendemos sobre a função e o movimento do pêndulo simples, portanto, neste relatório irei explicar o que é, para que serve e todas as fórmulas usadas para calcular as oscilações de um pêndulo simples, aliás, calcular as oscilações do pêndulo será essencial para realizarmos esta experiência, fazendo tabelas e gráficos e respondendo o questionário.
2. OBJETIVOS: Ao término destas atividades o aluno deverá ser capaz de: -descrever o que ocorre quando o pêndulo simples é deslocado da sua posição de equilíbrio e então solto; -determinar o tempo médio de uma oscilação completa de um pêndulo simples; -determinar o período de oscilação de um pêndulo simples com pequenas e diferentes amplitudes; -construir o gráfico do período de oscilação versus pequenas amplitudes de um pêndulo simples; -determinar o período de oscilação do pêndulo simples versus diferentes massas; -determinar o período de oscilação para diferentes comprimentos do pêndulo simples; -construir o gráfico do período de oscilação versus comprimento do pêndulo simples; -interpretar corretamente os gráficos propostos e estabelecer as relações possíveis; -observar alguns fatores que influem no período de um pêndulo simples; -determinar a gravidade.
3. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA PRÁTICA: *Material que usaremos para fazer a experiência: -um conjunto pendular 7743/MMECL composto por: sistema de elevação com mufla de espera, régua milimetrada auxiliar, haste intermediária, fio com acoplamento, dois prumos de engate rápido com diferentes