Eletricidade aplicada
Atividades Práticas Supervisionadas- ATPS
Eletricidade Aplicada – 4a Série
Etapa 1 e 2
Engenharia da Produção
Nome: Karen Fernanda Gomes RA: 1053006045 Nome: Roberto Demate Mativi Jr. RA: 1008780765 Nome: Leonardo F. Wurabacher RA: 9201020077 Nome: Matheus Maretti RA: 1041971153
Professor: Nirton
4º Semestre de 2011
Aula Tema: Indutores.
Passo 2:
A Lei de Faraday e Lenz ou Lei da Indução eletromagnética, é uma lei da física que quantifica a indução eletromagnética, que é o efeito da produção de corrente elétrica em um circuito colocado sob o efeito de um campo eletromagnético variável ou por um circuito em movimento em um campo magnético constante. É a base do funcionamento dos alternadores , dínamos e transformadores..
Tal lei afirma que a corrente elétrica induzida em m circuito elétrica induzida em um circuito fechado por um campo magnético, é proporcional ao número de linhas do fluxo que atravessa a área envolvida do circuito, na unidade de tempo.
Suas descobertas em eletromagnetismo deixaram a base para os trabalhos de engenharia no fim do século XIX, que tornaram possível a eletrificação das sociadades industrializadas, e seus trabalhos em eletroquímica são agora amplamente usados em química industrial.
Na física, foi u dos primeiros a estudar as conexões entre eletricidade e o magnetsmo. Em 1821, logo após Oerst ser o primeiro a descobrir que a eletricidade e o magnetismo eram assiciados entre si, Faraday publicou seu trabalho que chamou de “rotação eletromagnética” (princípio por trás do fucionamento do motor elétrico). Em 1831, Faraday descobriu a indução eletromagnética, o princípio por trás do gerador elétrico e do transformador elétrico. Suas idéias sobre os campos elétricos e os magnéticos, e a natureza dos campos em geral, inspiraram trabalhos