Eletricidade aplicada
PROF. PAULO RICARDO – ENG. MECÂNICA / ENG. PRODUÇÃO
FACULDADE ANHANGUERA – JACAREÍ
A NATUREZA DA ELETRICIDADE
ESTRUTURA DO ÁTOMO
Matéria é algo que possui massa e ocupa lugar no espaço. É constituída por partículas pequenas denominadas átomos. Toda a matéria pode ser classificada como: elemento ou composto. Num elemento, todos os átomos são iguais. Exemplo: alumínio, cobre, germânio, etc. Um composto é a combinação de elementos. Exemplo: água – . A menor partícula de qualquer composto que ainda contenha as características originais daquele composto é chamada de molécula.
Os átomos são constituídos por partículas subatômicas: elétrons, prótons e nêutrons, combinados de várias formas. O elétron é a carga negativa (-) fundamental da eletricidade. Os elétrons giram em torno do núcleo, que é o centro do átomo, em trajetórias de “camadas” concêntricas, ou órbitas. O próton é a carga positiva (+) fundamental da eletricidade. Os prótons se encontram no núcleo. O número de prótons, dentro do núcleo de qualquer átomo específico, determina o número atômico daquele átomo. Por exemplo, o átomo de silício tem 14 prótons no seu núcleo e, portanto, o número atômico do silício é 14. o nêutron, que é a carga neutra fundamental de eletricidade, também se encontra no núcleo.
CARGA ELÉTRICA
Certos átomos são capazes de ceder elétron, outros são capazes de receber elétrons. Assim, é possível acontecer transferência de elétrons de um corpo para outro. Quando isso ocorre, a distribuição igual das cargas positivas e negativas em cada corpo deixa de existir. Assim, um corpo terá um excesso de prótons e a sua carga terá uma polaridade elétrica negativa (-). O outro corpo terá um excesso de prótons e a sua carga será positiva (+).
Quando dois corpos possuem a mesma carga, sendo ambas positivas (+) ou então negativas (-), diz-se que os corpos têm cargas iguais. Quando dois corpos possuem cargas diferentes, isto é, um corpo é positivo (+) enquanto o