Eletricidade aplicada
Relatório de Eletricidade Aplicada
Experiência: Ponte de Wheatstone; Alunos: Turma: Data: 28/10/11; Professor: * Objetivo: Encontrar o valor de um resistor de resistência desconhecida, usando os valores encontrados de um potenciômetro e da tensão em Rx1, Rx2 e Rx3. * Introdução: A ponte de Wheatstone é um aparelho elétrico usado como medidor de resistências elétricas.
O circuito é composto por uma fonte de tensão, um galvanômetro e uma rede de quatro resistores, sendo três destes conhecidos. Para determinar a resistência do resistor desconhecido os outros três são ajustados e balanceados até que a corrente elétrica no galvanômetro caia a zero.
Para calcular o Valor da resistência elétrica do resistor desconhecido (Rx) basta fazer a relação de proporcionalidade. Como os três resistores encontram-se associados em paralelo, pode-se fazer a relação: R1 x R3 = Rx x R2. Se já houver três valores de resistência conhecidos então fica fácil determinar o oculto.
* Material utilizado:
Protboard;
Dois resistores com resistência conhecidas (1,2 KΩ, 390 Ω);
Um potenciômetro;
Três resistores com resistência desconhecida;
Um multímetro;
Fonte de tensão contínua.
* Procedimento experimental: a) Analisar o circuito montado sobre a mesa, comparar com o esquema apresentado e procurar entender o seu funcionamento; b) Ligar a fonte e ajustar 10 V; c) Colocar o resistor desconhecido Rx1 na conexão para Rx, na placa do circuito; d) Ajustar a chave seletora no multímetro para 20V e inserir a ponta de prova negativa no ponto B e a positiva no ponto A; ler o valor da tensão; e) Ajustar, inicialmente, o valor de Rp através do potenciômetro para que a leitura no voltímetro seja próxima de zero; f) Desligar a fonte e desconectar Rx1; ajustar o multímetro para a escala de resistências e medir o valor de Rp; g) Calcular, a partir da expressão 3,