eletricaa
R- É um dispositivo de seccionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contatos quando ocorrer uma corrente de fuga à terra. O circuito protegido por este dispositivo necessita ainda de uma proteção contra sobrecarga e curto circuito que pode ser realizada por disjuntor ou fusível, devidamente coordenado com o Dispositivo DR.
09 – O que é isolação?
R- A isolação é o conjunto dos materiais isolantes utilizados para isolar eletricamente. A função básica da isolação é confinar o campo elétrico gerado pela tensão aplicada ao condutor no seu interior. No caso dos condutores elétricos, ela é aplicada sobre o condutor para isolá-lo eletricamente do meio que o circunda, inclusive dos outros condutores, que estão próximos. Com isso, é reduzido ou eliminado o risco de choques elétricos e curtos-circuitos.
10 – O que é isolamento?
R- A temperatura máxima na qual o isolamento é capaz de manter suas características dielétricas denomina-se temperatura crítica. Caso essa temperatura seja ultrapassada, o isolamento é danificado permanentemente resultando na redução da vida útil da máquina e, até mesmo, faltas elétricas. De acordo com os padrões internacionais (IEC 34.1, entre outros), temos a seguinte classificação dos isolamentos:
Classe
Temperatura máxima
Principais materiais
A
105ºC
Combinação de algadão, seda e papel impregnados ou não com líquidos dielétricos
B
130ºC
Combinação de materiais como mica, fibra de vidro, arbesto, entre outras.
F
155ºC
Combinação de materiais como mica, fibra de vidro, arbesto, entre outras.
H
180ºC
Combinação de materiais como elastômero de silicone, mica, fibra de vidro, asbesto, entre outras
N
200ºC
Diversos
R
220ºC
Diversos
S
240ºC
Diversos
C
Acima de 240ºC
Mica, porcelana, vidro, quartzo, dentre outros materiais inorgânicos
Como a temperatura ambiente máxima é definida como 40ºC, podemos subtrair esse valor das temperaturas