eletrica
Teoria 3
Conceitos Básicos em Manobras de Motores
3.1 Estratégias de Comando:
Para ler e compreender a representação gráfica de um circuito elétrico, é imprescindível conhecer os componentes básicos dos comandos e também sua finalidade. Alguns destes elementos são descritos a seguir.
O contato de selo é sempre ligado em paralelo com o contato de fechamento da botoeira. Sua finalidade é de manter a corrente circulando pelo contator, mesmo após o operador ter retirado o dedo da botoeira. Para obter segurança no sistema, pode-se utilizar dois contatos de selo:
Em algumas manobras, onde existem 2 ou mais contatores envolvidos, os quais não devem ser ligados simultaneamente, para evitar curtos-circuitos indesejáveis, utiliza-se os contatos para intertravamento. Neste caso os contatos devem ficar antes da alimentação da bobina dos contatores:
Selo com dois contatos
Contato de Selo
Contato do botão de comando do desligamento
Contato do botão de comando do ligamento
Bobina de Saída
Andrellenz SENAI – SP – NAI - 2009 3
No caso de um intertravamento entre contatos, o contato auxiliar de selo, não deve criar um circuito paralelo ao intertravamento, caso este onde o efeito de segurança seria perdido.
Dois contatos de intertravamento, ligados em série, elevam a segurança do sistema. Estes devem ser usados quando o circuito principal aciona cargas com altas correntes.
Um contato NA do contator K2, em série na linha de comando da bobina o contator K1, significa que K1 pode ser operado apenas quando K2 estiver fechado. Assim
Contatos de Intertravamento
Não deve haver circuito paralelo ao intertravamento
Intertravamento com dois contatos
Andrellenz SENAI – SP – NAI - 2009 34 condiciona-se o funcionamento do contator K1 ao estado do contator K2.
Os contatos de relés de proteção contra sobrecarga e os contatos das botoeiras de desligamento devem estar sempre em série.
O intertravamento, também pode ser