Eletrica
Eletricidade Aplicada Corrente: Os elétrons livres são as partículas carregadas responsáveis pela corrente elétrica em um fio de cobre ou em qualquer outro sólido condutor de eletricidade. A partir da ordenação destes elétrons livres através de um campo elétrico externo (bateria, fonte, pilha) tem-se a formação da CORRENTE >>> I >>> A (ampères). Tensão: A capacidade de realizar trabalho em cargas elétricas é chamada de energia potencial elétrica das cargas. Entre terminais de uma bateria, pilha ou fonte, existe uma diferença de potencial elétrico. Se conectarmos os 2 terminais através de um condutor, os elétrons acumulados no terminal negativo terão energia suficiente para alcançar o terminal positivo, para o qual são atraídos. Então, podemos dizer que existe uma diferença de potencial (DDP) de 1 Volt (V) entre 2 pontos se acontece uma troca de energia de 1 Joule (J) quando deslocamos uma carga de 1 Coulomb (C) entre estes 2 pontos. Obs: Potencial ≡ Tensão ≡ Força eletromotriz ≡ Diferença de potencial ≡ Diferença de voltagem. V = W/Q TENSÃO >>> V, E ou U >>> V (volts)
Fontes de corrente contínua (CC): Apresentaremos 3 tipos de fontes de tensão CC: Baterias e pilhas: Utilizam reações químicas.
1
Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
Geradores: Transformam energia mecânica em elétrica.
Fontes de alimentação: Obtém corrente contínua retificando corrente alternada.
Resistência: Oposição à passagem de corrente em um condutor. RESISTÊNCIA >>> R >>> Ω (ohms)
R = ρ (l / A)
R2 > R1:
2
Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
Medidores: Amperímetro: É utilizado para medir intensidade de corrente. Deve ser ligado em SÉRIE com o circuito logo, é necessário abrir o circuito para a sua colocação. Voltímetro: É utilizado para medir