ElETRICA INDUSTRIAL
Antes de iniciar o projeto elétrico de um instalação industrial o projetista deve planejar o desenvolvimento de suas ações de forma a não ter que refazê-lo, desperdiçando tempo e dinheiro. A seguir, serão formuladas orientações técnicas, de forma didática, para o desenvolvimento racional de um projeto de instalações industriais
1.1 - Fatores de projeto
Na elaboração de projetos elétricos é necessária a aplicação de alguns fatores, denominados fatores de projeto, visando à economicidade do empreendimento. Se tais forem omitidos , a potência de certos equipamentos pode conduzir, desnecessariamente , a valores muito elevados.
1.2 - Fator de demanda
É a relação entre a demanda máxima do sistema e a carga total conectada a ele durante um intervalo de tempo considerado. A carga conectada é a soma das potência nominais contínuas dos aparelhos consumidores de energia. O fator de demanda é, usualmente, menor que a unidade. Seu valor somente é unitário se a carga conectada total for ligada simultaneamente por um período suficientemente grande, tanto quanto o intervalo de demanda.
A Equação mede, matematicamente, o valor do fator de demanda, que é adimensional.
1.3 - Fator de carga
È a razão entre a demanda média, durante um determinado intervalo de tempo, e a demanda máxima registrada no mesmo período mostrando se a energia está sendo consumida utilizada de forma racional por parte de uma determinada instalação. Manter um elevado fator de carga no sistema significa obter os seguintes benefícios:
Otimização dos investimentos da instalação elétrica; aproveitamento racional e aumento da vida útil da instalação elétrica, incluindo os motores elétricos e equipamentos; redução do valor da demanda de pico.
O Fator de carga mensal pode ser calculado pela Equação
O fator de carga mensal pode ser calculado pela Equação
Instalações Elétricas Industriais – Prof. Renato F. Assis
1
1.4 - Fator de utilização