INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS 6a. edição, ed. LTC , Autor: João Mamede Filho
CASCAVEL 2013
INTRODUÇÃO
Os materiais elétricos, equipamentos e dispositivos constituem fatores determinantes no desempenho de uma instalação elétrica industrial, pois se não especificados adequadamente podem acarretar sérios riscos a instalação. Será abordado os elementos mínimos necessários para a especificações de vários ateriais e equipamentos empregados mais comumente nas instalações elétricas industriais, o estudo dos materiais e equipamentos abordados será sucinto. Materiais e equipamentos não especificados adequadamente podem acarretar sérios riscos à instalação, bem como comprometê-la sob o ponto de vista de confiabilidade, além, é claro, dos prejuízos de ordem financeira com a paralisação temporária de alguns setores de produção.o que se pretende é fornecer ao projetista os elementos mínimos necessários para a especificação de vários materiais e equipamentos empregados mais comumente nas instalações elétricas industriais, assim como descrevê-los de modo sumário, de tal sorte que seja facilitada a elaboração correta da relação de material para a obra.
1 - ELEMENTOS NECESSARIOS PARA ESPECIFICAR
Para se proceder à especificação de materiais e equipamentos, é necessário conhecer os dados elétricos em cada ponto da instalação, bem como as características do sistema. De modo geral, as grandezas mínimas que caracterizam um determinado equipamento ou materiais podem ser assim resumidas: Tensão nominal; Corrente nominal; Frequência nominal; Potência nominal; tensão suportável de impulso; Capacidade de corrente simétrica e assimétrica de curto-circuito.
2 - MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Foi elaborado um diagrama unifilar para melhor entendimento da especificação referente a uma instalação elétrica industrial, contendo os principais