ELEMENTOS TÓXICOS( )
ELEMENTOS TÓXICOS(1)
ANDRÉ ANTÔNIO BALLESTRERI(2), DEYGINANEN BRITO DA LUZ(2), ELIZABETH GOMES DA SILVA(2), JULIANNE CHAVES PADILHA(2), RAISSA DA SILVA LOPES(2), ROMÁRIO RODRIGUES(2) E SUELEN QUADROS(2)
RESUMO
Os elementos tóxicos possuem diferentes definições e têm um papel importante para plantas e animais, são aspectos de preocupações ambientais e socioeconômicas, pelos danos que causam ao ambiente e saúde, sendo de extrema importância o seu comportamento no solo para a tomada de decisões. Podem ocorrer de duas formas, naturalmente nos solos, tais como cobre (Cu), zinco (Zn) e cobalto (Co), desempenham importante papel na nutrição de plantas e animais, enquanto outros, como cádmio (Cd), chumbo (Pb), arsênio (As) e selênio (Se), exercem efeitos deletérios sobre vários componentes da biosfera. Contudo, o objetivo desta revisão bibliográfica foi expor a ação dos elementos tóxicos nos ecossistemas encontrados, e a relação destes elementos no sistema solo-planta, voltado para a área das ciências florestal e agrícola.
1-INTRODUÇÃO Na exploração das culturas alimentares e econômicas são de suma importância a determinação e o conhecimento da toxicidade dos elementos químicos no solo, na planta e no homem. Neste contexto, definem-se elementos tóxicos como aqueles que são capazes de provocar danos às plantas. Nesta linha, os metais cádmio (Cd), chumbo(Pb), mercúrio (Hg), cromo (Cr), cobre (Cu), zinco (Zn) e níquel (Ni) podem ser incluídos. (Macedo e Morril,2008)
O termo metal tóxico é usado com alternativa par o metal pesado sendo aplicado somente a elementos não essenciais (Kabata-Pendias, 2001).
O acúmulo de metais pesados em solos agrícolas é um aspecto de grande preocupação quanto à segurança ambiental (Silva et al., 2007). Esses elementos podem tornar poluentes no solo, ou pela disponibilidade às plantas em níveis fitotóxicos, ou transferência para a cadeia alimentar, por meio das próprias plantas, ou pela