Elementos de vedação
GEORGE VITORINO terça-feira, 2 de outubro de 2012
INTRODUÇÃO
• Conteúdo programático
Introdução; Tipos de Correias; Utilização; Dimensionamento das transmissões por correias em “V”; Como instalar correias em “V” corretamente; Exercícios;
INTRODUÇÃO
O emprego de correias em "V" é reconhecidamente um confiável e eficiente meio de se transmitir força. Oferece mais vantagens – a custo mais baixo – do que qualquer outro método de transmissão de força já desenvolvido, desde que adequadamente instaladas, livres de quaisquer problemas, elas tornam-se quase sempre despercebidas, não requerendo a mínima atenção e realizando satisfatoriamente o serviço ao qual se destinam, por longo tempo.
Polias e Correias
POLIAS As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias.
Uma polia é constituída de uma coroa ou face, na qual se enrola a correia. A face é ligada a um cubo de roda mediante disco ou braços.
Polias e Correias
Tipos de polia Os tipos de polia são determinados pela forma da superfície na qual a correia se assenta. Elas podem ser planas ou trapezoidais. Polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfície de contato. Essa superfície pode ser plana ou abaulada.
A polia plana conserva melhor as correias, e a polia com superfície abaulada guia melhor as correias
Polias e Correias
A polia trapezoidal recebe esse nome porque a superfície na qual a correia se assenta apresenta a forma de trapézio. As polias trapezoidais devem ser providas de canaletas (ou canais) e são dimensionadas de acordo com o perfil padrão da correia a ser utilizada. •As polias apresentam braços a partir de 200 mm de diâmetro.
• Abaixo desse valor, a coroa é ligada ao cubo por meio de discos.
Polias e Correias
• Tipos de polias
Polias e Correias
MATERIAL DAS POLIAS Os materiais que se empregam para a construção das polias são ferro fundido (o mais