Elementos de vedação
Instrutor: José Álvaro
Elementos de vedação
ALUNOs: Marcos, Marlon, Willian, Frank e Luís.
Introdução
Uma senhora foi devolver ao vendedor uma panela de pressão que tinha comprado há poucas semanas. Reclamando que a panela não prestava, queria o dinheiro de volta. O vendedor, surpreso, examinou a panela. Percebeu que, talvez por engano do fabricante, a borracha de vedação estava com defeito. Trocou a borracha por uma nova e explicou à compradora o que havia ocorrido. A mulher, desconfiada, interpelou o vendedor: - Como o senhor tem certeza de que agora a panela não vai apresentar mais problemas? - Fique tranquila; disse-lhe o vendedor. - o problema era apenas na vedação porque a borracha estava com defeito.
Com o tempo, a compradora verificou que o vendedor tinha razão. Com a borracha nova, a panela ficou bem vedada e o cozimento dos alimentos, mais rápido. É fácil imaginar que a vedação é fator importante tanto na indústria quanto nos produtos comerciais, tais como tampa de garrafas, vedadores de botijões de gás, garrafas térmicas etc.
Conceito
Mas afinal o que são elementos de vedação? Elementos de vedação são peças que impedem a passagem de fluidos de um ambiente para outro e evitam que esse ambiente seja poluído por agentes externos. Na mecânica, são elementos destinados a proteger máquinas ou equipamentos contra a entrada e a saída de líquidos, gases e sólidos particulados (pó). Uma vedação deve resistir a meios químicos, ao calor, à pressão, ao desgaste e ao envelhecimento. Além disso, as partes a serem vedadas podem estar em repouso ou movimento, ou seja, a junção pode ser estática ou dinâmica, como mostra as ilustrações a seguir:
No dia-a-dia podemos observar muitos exemplos de vedação: garrafas fechadas com rolha de cortiça, tampas de coroa das garrafas de bebidas gaseificadas e tampas de fecho tampas de fecho das garrafas térmicas.
Nem sempre a vedação é