Elementos de máquinas
DE
MÁQUINAS
Profo.:
Dr. Tércio Graciano Machado
Jacobina/2014
2
Apresentação da Disciplina
Elementos de Máquinas
Prezados Estudantes,
Estamos dando início aos trabalhos relativos aos conteúdos da disciplina de Elementos de Máquinas.
Analisando-se diversas máquinas, construídas das mais variadas formas e com finalidades distintas, percebe-se a presença constante de certos elementos construtivos (árvores, engrenagens, polias, dentre outros); além de diversos processos de fabricação que envolvem a montagem e confecção do conjunto (soldagem, rebitagem, fundição, conformação mecânica, e outros). Um projeto de uma máquina surge sempre com o intuito de satisfazer uma necessidade, seja ela industrial, comercial, para lazer ou outra finalidade e envolve o estudo detalhado de suas partes, a forma como serão montadas, tamanho e localização das partes componentes tais como engrenagens, parafusos, molas, cames, etc.
Dessa forma, o objetivo principal dessa disciplina é fornecer informações gerais sobre os elementos de fixação, como parafusos, porcas, arruelas, rebites, de transmissão de movimento e potência, como polias, correias e chavetas, de apoio, como mancais, guias e rolamentos e outros elementos que envolvam a construção de máquinas e conjuntos mecânicos.
O conhecimento teórico de tais conhecimentos é de fundamental importância para que tenhamos condições de entender efetivamente a importância desses elementos na montagem e no pleno desenvolvimento quando em uso das máquinas. Esperamos que todos possam desenvolver um excelente trabalho, sempre procurando ampliar seus conhecimentos e aproveitar esse momento único de aprendizagem e que esse conhecimento adquirido possa contribuir de forma efetiva para o pleno desenvolvimento de suas funções junto à sociedade brasileira.
Lembrem-se do ensinamento de Daisaku Ikeda:
“A causa da derrota não se encontra no obstáculo ou no rigor das circunstâncias, está no retrocesso da determinação