Elementos de máquinas
Ao trocar as gaxetas, assegure-se que as mesmas sejam instaladas corretamente e durante a instalação, verifique atentamente a direção dos cortes da mesma. O objetivo das gaxetas é permitir o gotejamento para resfriar o eixo e não de impedir que a água passe pelos anéis. O gotejamento deve ser de 45 a 60 gotas por minuto e seu ajuste é dado apertando os anéis das gaxetas através da sobreposta.
Dicas sobre como instalar as gaxetas:
• Corte um pedaço da gaxeta (cerca de 6 mm) antes de instalar e achatar a mesma. Caso contrário, durante a instalação ela pode ficar maior que a circunferência original e remontar sobre si mesma impedindo o correto assentamento. Se isso acontecer, o vazamento será excessivo e ao tentar apertar as gaxetas, mesmo que estas sejam de teflon grafitado, você poderá causar um desgaste prematuro do eixo.
• Instale os primeiros anéis na caixa de gaxetas e depois utilize a sobreposta para garantir que eles estão assentados corretamente. Prossiga a instalação dos outros anéis e fixe a sobreposta.
• Durante o primeiro start-up do equipamento ou na troca das gaxetas, a temperatura das mesmas deve estar em torno de 10 a 15 graus abaixo da temperatura dos rolamentos - que não deve exceder 70°C (durante a primeira hora de funcionamento). Caso contrário pare a bomba e deixe-a resfriar em temperatura ambiente por pelo menos uma hora, com isso, a temperatura do equipamento deve cair em torno de 10 – 15 graus e depois ela deve seguir caindo até que o equipamento chegue à temperatura