Engenharia de produção
RELATÓRIO DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE
(DETERMINAÇÃO DE VAZÃO ATRAVÉS DO TUBO DE PITOT)
UBERABA-MG
2012
RELATÓRIO DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE
(DETERMINAÇÃO DE VAZÃO ATRAVÉS DO TUBO DE PITOT)
Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina de Fenômenos de Transporte do 6º Período do curso de Engenharia Ambiental.
Professor Orientador: Leonardo Crrea Ribeiro
UBERABA-MG
2012
INTRODUÇÃO
Medição de vazão por pressão diferencial é um dos métodos mais utilizados para medir vazão e baseia-se na pressão diferencial produzida por elementos primários.
A medição de pressão diferencial é produzida por elementos instalados na tubulação de forma que o fluido tem contato com o mesmo causando um diferencial de pressão, ou seja, a função do elemento e aumentar a velocidade do fluído diminuindo a área de seção em um pequeno comprimento para haver uma queda de pressão. A vazão pode ser medida através desta queda. (Medição de Vazão, GALLI, Marcos, 2007).
Os tipos de medidores por pressão diferencial são: * Placa de Orifício * Tubo Venturi * Bocal de Vazão * Tubo de Pitot * Tubo Anular
Neste trabalho o medidor a ser focado será o TUBO DE PITOT que em seu principio baseia-se na medição de vazão pelo P.
OBJETIVOS | | |
Este trabalho visa a medição de vazão através do medidor Tubo de Pitot, para que a compreensão deste sistema seja possível é necessário que haja um estudo sobre a variável vazão, cuja medição é efetuada inclusive pelos princípios aplicados de Pitot.
O conteúdo deste documento consistirá na realização de um estudo sobre Tubo de Pitot em relação a seus princípios e fundamento. A fim de compreender teoricamente esse sistema de medição, o relatório irá esclarecer e demonstrar os fundamentos teóricos e práticos deste equipamento.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais utilizados: 1) Bancada Hidráulica 2) Tubo de PITOT 3) Reservatório 4) Bomba Centrífuga 5)