elementos de fixação(mecânica)
Os elementos de fixação tem como objetivo principal unir duas ou mais peças de forma fixa ou móvel em projetos mecânicos. Esses fixadores possuem aplicações e funções diferenciadas onde alguns visam a fixação permanente e outros permitem até a rotação de peças com segurança.
Tipos de Elementos de Fixação:
Os elementos de fixação são divididos em duas partes, eles são: fixo e móvel.
A união pode ser feita por elementos de fixação móvel onde é permitido a retiradas dos elementos sem causar dano as peças que foram unidas ou permanente que não podem ser retirados sem que fiquem inutilizados como acabamento como rebites e soldas.Os elementos escolhidos devem ser de acordo com o projeto existente analisando o material e função dessas partes mecânicas onde a união dessas peças quando realizada sem o devido cuidado com a qualidade final do produto pode apresentar rupturas por esforços constantes do material, ou seja, não devemos usar elementos de fixação fracos e mal planejados para unir peças robustas.
Fixação Móvel
Os elementos de fixação móveis mais usados em mecânica são: pinos, cavilhas, parafusos, porcas, arruelas, chavetas etc...
Parafusos: O parafuso é uma peça formada por um corpo cilíndrico roscado e uma cabeça, que pode ter várias formas.
Porcas: São peças de forma prismática ou cilíndrica geralmente metálica, com um furo roscado no qual se encaixa um parafuso.
- São elementos de máquinas de fixação e estão sempre associadas a um fuso ou parafuso.
Roscas: Rosca é um conjunto de filetes em torno de uma superfície cilíndrica.
Arruelas: A maioria dos conjuntos mecânicos apresenta elementos de fixação. Onde quer que se usem esses elementos, seja em máquinas ou em veículos automotivos, existe o perigo de se produzir, em virtude das vibrações, um afrouxamento imprevisto no aperto do parafuso. Para evitar esse inconveniente utilizamos um elemento de máquina chamado arruela.
Pinos: O pino une peças articuladas. Nesse tipo de