Elemento de Máquina
O carro de boi é utilizado para transporte de alimentos e animais, sendo muito requisitado em algumas regiões do país. Este transporte, mesmo parecendo muito simples em sua construção e reparo, não seria útil se lhe faltasse um elemento de máquina: o mancal.
Mancal é definido como um dispositivo fixo fechado, sobre o qual é apoiado um eixo. Sua função é comportar um eixo, e existem duas formas principais empregadas para esse propósito: o mancal de deslizamento, na qual há uma bucha de material macio entre a base do mancal e o eixo, tratando-se de uma solução para baixas rotações; e o mancal de rolamento, adequado para maiores rotações. O carro de boi se constitui de uma superfície plana, um eixo e dois mancais que estão fixados nas extremidades inferiores da superfície. O eixo se encaixa nos mancais e seu estado é estático e apenas as rodas se movimentam neste tipo de transporte.
Função dos mancais de deslizamento
A principal função dos mancais de deslizamento, existentes em máquinas e equipamentos, é servir de apoio e guia para os eixos girantes. Os mancais de deslizamento são elementos de máquinas sujeitos às forças de atrito. Tais forças surgem devido à rotação dos eixos que exercem cargas nos alojamentos dos mancais que os contêm. A vida útil dos mancais de deslizamento poderá ser prolongada se alguns parâmetros de construção forem observados. Os mancais se dividem em dois tipos: Mancais de Guia: Muito encontrado em máquinas ferramentas, onde a mesa desliza sobre suas guias. Não suportam muita carga, o movimento relativo entre eles é de translação. Que são divididos em três tipos: Mancais planos: Comumente chamados de radiais. São os que suportam cargas perpendiculares ao eixo de rotação.
Exemplo de utilização:
Mancais escora: Também conhecido como de encosto. São projetados para trabalharem sob ação de cargas axiais.
Mancais Guia: Servem praticamente para evitar o deslizamento do eixo.