Eleições 2014
1-
"Profissão político": conheça a função dos cargos eleitos na administração pública
No Estado
A autoridade máxima no Estado está na figura do Governador, eleito democraticamente a cada quatro anos. Compete a ele administrar o Estado e representá-lo nas relações políticas, jurídicas e administrativas defendendo seus interesses junto à União. O Governador é quem busca investimentos e obras federais para o Estado.
É ele também quem define os secretários estaduais (nos mesmos moldes dos municipais), decreta intervenção estadual nos municípios, expede decretos e regulamentos, sanciona ou veta projetos aprovados pelos deputados estaduais na Assembléia Legislativa, decide sobre obras, programas e projetos estaduais, comanda a Polícia Militar e nomeia os magistrados do Tribunal de Justiça e os Procuradores-Gerais do Estado e da Justiça.
Atuando no mesmo território que o Governador estão os deputados estaduais, que são eleitos em número proporcional aos votos recebidos pelo partido e pode ser reeleger inúmeras vezes. O trabalho de um deputado estadual é elaborar, votar e revogar leis, fiscalizar as contas do governo estadual, criar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostos delitos, decidir sobre tributos, convênios e a própria remuneração, além da do Governador, Vice e dos secretários estaduais. O deputado estadual ainda pode interceder junto ao Governador para conseguir verbas para os municípios, já que são eleitos basicamente pelas cidades onde atuam politicamente.
No país
O comando maior do país está nas mãos do Presidente da República, eleito a cada quatro anos e limitado a uma reeleição consecutiva. Ele é o chefe de Estado, representando o país no Exterior, e chefe de governo, administrando internamente o país. O Presidente sanciona e veta as leis, mas também pode propô-las, nomeia os ministros – responsáveis por pastas como a da Agricultura, da Cultura e da Defesa – mantém as relações com outros países,