Electronic Data Interchange
Aplicabilidade
O EDI, quando aplicado aos diferentes processos operacionais das empresas, permite obter operações mais rápidas e eficientes dos departamentos comerciais, de compras e administrativo das empresas que oferecem e recebem mercadorias.
Como um sistema de trabalho, o “Electronic Data Interchange” está projetado para automatizar a integração de seus documentos comerciais em seu ERP ou Sistema Interno de Gestão. Conforme aumenta o número de parceiros comerciais (clientes, fornecedores, operadores logísticos, etc.) e de transações EDI trocadas com os mesmos, maiores serão os benefícios que poderá obter com a sua implantação. Os benefícios se traduzem em reduções de custos significativos que, de acordo com o nível de implementação, podem chegar a 90% em relação ao mesmo processo realizado com documentos comerciais gerenciados por outros meios, tais como correio, fax ou e-mail.
Fluxo
1- Início do processo, cliente envia arquivo de Nota´s.
Fiscais para a Transportadora,
2- Emissão dos CTRC's pela Transportadora, conforme arquivo enviado pelo Cliente,
3- Retorno ao Cliente dos seguintes arquivos :
4- Conhecimentos Embarcados (cliente utiliza para cruzar as informações entre o negociado x realizado)
5- Datas de Entrega (Utilizado pelos Clientes a fim de gerar a performance de entregas)
6- Faturas (Cliente confere as faturas físicas com os arquivos recebidos)
7- A padronização das mensagens é essencial no EDI, pois as informações geradas por um sistema devem ser interpretadas e entendidas automaticamente por outros sistemas de outras empresas .
ECR
Aplicabilidade
O ECR é uma estratégia da cadeia supermercadista na qual distribuidores e fornecedores trabalham norteados por um sistema de aliança empresarial estratégica que seja capaz deproporcionar maior qualidade de serviços ao consumidor, diminuindo os custos e aumentandoa eficiência dos canais de distribuição. Através do foco na eficiência da cadeia de suprimento como um todo, no lugar