Elaboração de projetos
Projeção de forma racional
O objetivo deste trabalho é apresentar de forma sucinta a importância de um projeto elaborado de forma racional por seus executores. Serão mostrados os mecanismos utilizados pelos envolvidos no processo, assim como as ferramentas modernas que se encontram a disposição de quem deseje aplicá-las.
Mostrar os mecanismos dos principais processos para uma elaboração e análise dos projetos.
Um empreendimento bem organizado e planejado,faz com que incertas,inseguranças e tensões não apareçam no andamento empresarial.Projetar de forma racional diz respeito a analisar,abordar e verificar quais são os riscos e problemas que se vai ter pela frente.
Todo o projeto possui características em comum, a saber:
*Temporalidade,singularidade,unicidade):Todo projeto difere de algum modo de um outro.
*Incerteza, Complexidade - Depende do número de tarefas envolvidas.
*Grau de precisão do objetivo:Depende do grau de incerteza e do grau de complexidade.
Sendo essas grandezas inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a complexidade e a incerteza menor será a precisão do objetivo e vice versa. Essa relação é conhecida como Cubo da Incerteza.O Grau de complexidade, singularidade e precisão do objetivo, determina o grau de incerteza do projeto.
Muitos projetos fracassam devido à falta de atenção aos seguintes fatores:
Controle e treinamento inadequado; falta de liderança do gerente de projeto e de integração entre as áreas-chave do projeto; cenário macro-ambiente desfavorável; objetivos mal definidos; tentativa de vender o projeto a qualquer custo; pouca compreensão da incerteza e complexidade do projeto devido a insuficiência ou inadequação de dados.
Não basta apenas traçar o plano, mas é fundamental acompanhá-lo permanentemente, fazendo os ajustes e correções necessárias, ao final de cada etapa e antes de iniciar a seguinte.Traçar planos e metas nem sempre é certeza de resultados satisfatórios,ocorrem