Elaboração de hipótese
j Y\j? \o CX(JUJ-^
A—
Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica
EHSA PERCIRA GONSALVES
4- A daboraçfo-drtitpátrtc
A hipótese é a sua explicação, a sua resposta à pergunta, ao problema que você formulou. Ela tem como característica ser u m enunciado conjetural, isto é, sem u m fundamento preciso. A hipótese é, portanto, uma suposição, uma opinião.
c
Vi
No sentido etimológico, hipótese significa "o que está suposto". Assim, a hipótese é uma "antecipação" do resultado da pesquisa, u m a resposta possível à pergunta que você fez ao elaborar o seu problema, que poderá (ou não) ser confirmada pela pesquisa.
De acordo com Gil (1994, pp. 60-66) podemos distinguir três tipos de hipóteses: as casuísticas (que afirmam que u m objeto, uma pessoa ou u m fato têm determinada característica); as que se referem à frequência de acontecimentos ( i n d i c a m se determinadas características ocorrem com maior , o u menor intensidade); e as que estabelecem relações" entre variáveis (que permitem a classificação em duas ou mais categorias, como; por exemplo, sexo, classe social).
Como você pode perceber, a não é uma resposta qualquer, alucinada, estabelecida sem critérios. A o elaborar a sua hipótese, observe se ela possui as seguintes características: se é plausível, consistente, específica, clara, explicativa e simples. Se a sua pergunta é "os operários da construção civil, que trabalham na empresa X, na cidade Y, possuem uma descrença sobre a escola como veículo de ascensão social?", a sua hipótese pode ser colocada da seguinte maneira: "Há evidências de que os operários da construção civil, que trabalham na empresa X, na cidade Y, possuem uma descrença sobre a escola como veículo de ascensão social".
E, lembre-se:
Você não é obrigado a justificar a sua hipótese.
O enunciado da hipótese é uma expressão da livre escolha, que mistura intuição, bom senso, experiência e competência.
E comum entender a hipótese como uma