Elaboração de Análise de Riscos na atividade de troca de lâmpadas em totens de Posto de Combustível, realizada pela área de Manutenção Elétrica – Estudo de Caso
Luis Felipe Gomes (UCS) lf.gomes20@gmail.com
Resumo
Trabalhos realizados em altura apresentam grandes riscos de acidentes para os trabalhadores que não cumprem as exigências de segurança. Por conta disso, foi elaborada a Norma Regulamentadora 35, que passou a vigorar em setembro de 2012. Esta norma visa orientar e regulamentar o trabalho em altura, sendo que uma das exigências é a elaboração de Análise de Riscos para essas atividades. Neste estudo de caso foram elencadas as atividades de manutenção elétrica envolvendo altura, desempenhadas pela equipe de manutenção de uma rede de postos de combustíveis. Após, foi escolhida uma tarefa e um risco inerente a essa atividade, para a realização da análise de riscos, considerando os resultados obtidos, concluiu-se que a análise de risco mais do que uma obrigação imposta pela NR35 à empresa, é uma importante ferramenta para antecipação de eventos desagradáveis e possíveis acidentes. Palavras chave: Acidentes de Trabalho, NR35, Trabalhos em Altura, Manutenção Elétrica.
1. Introdução
Os acidentes de trabalho constituem um grande problema relacionado a perdas humanas, materiais, ambientais e financeiras, não só no Brasil, como em diversos países. No Brasil, agravos relacionados ao trabalho representam aproximadamente 25% das lesões por causas externas atendidas em serviço de emergência e mais de 70% dos benefícios acidentários da Previdência Social (GALDINO, SANTANA E FERRITE, 2012).
Sendo assim, os acidentes de trabalho trazem impactos negativos na saúde pública no Brasil e em todo o mundo, por serem potencialmente fatais, incapacitantes e por acometerem, em especial, pessoas jovens e em idade produtiva, o que acarreta grandes consequências sociais e econômicas (RAZENTE, THOMAS E DUARTE, 2005).
Conforme a Organização Internacional do Trabalho