ELABORAÇÂO DE CACHAÇA - AULA PRÁTICA

934 palavras 4 páginas
ELABORAÇÃO DE CACHAÇA - AULA PRATICA

Introdução A cachaça é uma bebida genuinamente brasileira, com teor de etanol entre 38% e 54% em volume, a 20 °C, obtida através da destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado. É obtida com a destilação do caldo de cana de cana-de-açúcar fermentado. O processo de fermentação é sem dúvida o mais importante para a qualidade do produto final pois é neste processo que ocorre a transformação da glicose em etanol e outros compostos secundários, como butanol e ácido acético, propanol, acetaldeído.

Objetivo
O objetivo do experimento foi a elaboração da cachaça e observação da sua fermentação, bem como, os efeitos físico-químicos aderidos ao mosto durante este processo.
Materiais
Balão Volumétrico de 2L 1 L de mosto de caldo de cana 10,8g de levedura Destilador

Metodologia Os métodos usados na elaboração da cachaça em laboratório foram baseados no fluxograma a seguir. Algumas etapas não foram realizadas como a moagem, já que se foi comprado o caldo de cana pronto; e as etapas seguidas a destilação, pois o intuito da aula foi a observação da fermentação até a destilação.

Fluxograma 1- Fluxograma da elaboração da cachaça.
Para a elaboração da cachaça, primeiramente foi preparado o mosto inicial e em seguida foi encontrado os seguintes parâmetros; ºBrix, o pH e a temperatura. Contudo, o mosto se encontrava a 18ºBrix, precisou-se então, corrigi-lo até que se chegasse a 15ºBrix que é ideal para fermentação. Para tanto foi realizado o seguinte cálculo: (Onde M = Massa e X = Brix)

Mmosto+MH20=Mfinal
Mm×Xm+MH20 ×Xh20=Mf ×Xf
1000ml ×0,18+0=Mf ×0,15
Mf=1200 mL Sendo assim, foi adicionando ao mosto 200mL de água; que já continha 1000mL. Em seguida foi preparado o pé-de-cuba com a adição de 10,8g de levedura ao mosto, mas antes adicionou-se uma quantidade pequena de mosto à levedura para que a mesma fosse dissolvida, já que não se aconselha a diluir com água pois

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas