Elaboraçao de projeto
CURSO SUPERIOR EM TECNOLÓGO EM GESTÃO AMBIENTAL
DISCILINA: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROFESSOR: ADRIANO ARAUJO
DIONEIA DA CONCEIÇÃO
JACI GALLO
MARIA EDINELZA
MARCELO DOURADO
NATALIA PAZ
POLIANA PIMENTEL BARBOSA
LEVANTAMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DO ABACAXI NO MUNCIPIO DE SANTAREM- DISTRITO DE MOJUÍ DOS CAMPOS
SANTARÉM - PARÁ
Junho/2011
ORIGEM
O abacaxi é originário da América do Sul e atualmente são cultivadas 150 espécies nas regiões tropicais, entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. A variedade mais plantada em Santarém é a cultivar pérola, que possui fruto com casca amarelada e poupa amarelo claro, quando maduro.
O abacaxi também é conhecido como ananás. Atualmente, esta fruta é cultivada nas áreas tropicais do mundo inteiro, inclusive no Havaí, Porto Rico, México, Cuba, China, Sudeste Asiático e África do Sul.
DESCRIÇÃO TÉCNICA DO ABACAXI
Nome Popular: Abacaxi
Nome Científico: Ananas Sativus
Família: Bromeliaceae
Origem: America do Sul
Propriedades Terapêuticas: Refrescante, diurético, expectorante, antiinflamatório, digestiva
Princípios Ativos: Rico em Bromelina
Indicações Terapêuticas: ajuda na digestão, no emagrecimento, a dissolver coágulos, sanguíneos, a reduzir inflamações, a acelerar a cicatrização de tecidos, previne a osteoporose e as fraturas ósseas. Contra artrite, ácido úrico.
INDICAÇÕES DE CONSUMO A professora de Nutrição da Universidade do Texas, em Austim nos Estados Unidos, Jeanne F. Graves, aconselha as pessoas, sobretudo as mulheres, a comer abacaxi ou a tomar do seu suco, pois a fruta é rica em manganês. Este mineral está envolvido no metabolismo ósseo, sem ele as pessoas podem desenvolver osteoporose intensa.
Segundo informações nutricionais a fruta é rica em vitamina C, vitamina B6, folato, tiamina e sais minerais (cálcio, ferro, fósforo). É necessário ao desenvolvimento dos ossos e dentes, aumenta à resistência dos tecidos e vasos sanguíneos, o