ELABORA O DE RESENHA
CONCEITO
Resenhar é fazer uma recensão – apreciação breve de um livro ou de um escrito – isto é, a resenha é um resumo sucinto um livro, artigo ou qualquer tipo de texto científico.
A resenha pode ser descritiva, (bibliográfica) ou crítica. A resenha descritiva apresenta um texto minucioso, compreendendo certo número de fatos que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, um artigo ou outro tipo de texto sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor dos componentes (estrutura e assunto) da obra.
A resenha crítica, por sua vez, segundo LAKATOS e MARCONI (1999, p. 264), “é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista.” Neste sentido, de forma sucinta, fazer uma resenha significa resumir, sintetizar, destacar os pontos principais de uma obra científica.
Enfatiza-se que a resenha crítica contém uma parte descritiva do assunto tratado no texto resenhado. Por isso é que se diz: a resenha crítica compreende duas abordagens: uma abordagem objetiva (onde se descreve o assunto ou algo que foi observado, sem emitir juízo de valor); e uma abordagem subjetiva (apreciação crítica onde se evidenciam os juízos de valor de quem está elaborando a resenha crítica).
É importante notar que a resenha, em geral, é elaborada por um cientista que, além do conhecimento sobre o assunto, tem capacidade de juízo crítico mais desenvolvido. Também pode ser realizada por estudantes; neste caso, o estudante esforça-se para realizar o exercício de compreensão e crítica inicial necessário à vida acadêmica (MARCONI e LAKATOS,1999).
Ao resenhista é sempre bom lembrar que, mesmo sendo competente no assunto tratado, ele não pode fazer juízo de valor ou mesmo desvirtuar qualquer pensamento do autor contido na obra.(MARCONI e LAKATOS,1999).