Ekklesia Organismo e Organização
Josiane Almeida
Resumo
Objetivou-se a identificar os vários aspectos para constituir uma igreja, considerando-se seus três documentos principais, Ata de Assembleia, Estatuto e Regime Interno. Para uma melhor organização foi concebido um organograma. O organograma é o ordenamento funcional da estrutura eclesiástica foi com as funções de cada membro participante desta organização. Organismo são os membros da Igreja e a própria estrutura Espiritual, os Ministérios, ou seja, o endereço onde cultuamos Deus e parte da organização. Abaixo um pequeno resumo de Organização e organismo:
Como Organização -
1) – É Visivel
2) – É Local
3) – É Humana
4) – É Temporária
5) – É Imperfeita
Como Organismo:
1) – É Invisivel
2) – É Universal
3) – É Dividida
4) – É Perpetua
5) – É Perfeita
Igreja, refere-se á reunião de um povo. O conjunto de povo de Deus reunido com proposito de adorar ao todo criador. A Igreja como organismo refere-se à união mística de todos aqueles que são salvos em Jesus Cristo. Como Organização, Significa um conjunto de pessoas, ou um processo onde várias pessoas buscam um relacionamento, a fim de atingirem um objetivo comum.
Provavelmente não é tão necessário frisar a imperfeição da organização eclesiástica que pertencemos. Geralmente todos nós já experimentamos essa imperfeição de alguma forma. Eventualmente todos nós já verificamos a necessidade de alguma melhoria em nossa Igreja como organização.
Palavras-chave: Igreja. Cristo. Organização.
Introdução
A Estrutura Organizacional De Uma Igreja
Uma Igreja, para constitur-se, precisa basicamente de três documentos:
1)Ata da Assembleia constitutiva; Modelo Basico:
Ata [citar o número da ata por extenso]: Assembléia Ordinária.
1º) Apresentação do relatório da tesouraria:
2º) Comissão de Exame de Contas:
3º) Nomeação da Comissão de Exame de Contas para o próximo ano:
4º) Eleição do tesoureiro:
5º) Apresentação do relatório