Eja cederj
Atenção: Utilize, para resposta, um espaço de 5 a 8 linhas.
Um grande desafio ainda permanece no cenário educacional brasileiro: a garantia do direito à educação para todos.
A partir dessa afirmação, conceitue o direito à educação para pessoas jovens e adultas na atualidade.
Ao longo do tempo houve diversos programas, projetos, seminários e encontros voltados para a Educação de Jovens e Adultos. No entanto, ainda hoje, há um número muito elevado de adultos que são analfabetos funcionais ou absolutos. Mesmo conhecendo esses altos índices há pouco interesse governamental com a EJA. A educação é um direito de todos, assegurado em lei. Na LDB, artigo 37, encontramos: “Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames”.
2ª questão: (valor: até 2,5 pontos)
Os estudos sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem para pessoas jovens e adultas apresentam Lev Vygotsky como um dos teóricos que nos deixou significativas contribuições.
Apresente e explique a contribuição de Vygotsky para a educação de pessoas jovens e adultas.
Lev Vygotsky defende a teoria sociocultural, onde o ensino é visto como uma prática social. Dessa forma, a relação que o jovem e/ou adulto tem com o mundo exterior conta para uma aprendizagem significativa e contextualizada, levando em consideração todo o conhecimento que por ele já foi acumulado, para que então, os novos conhecimentos sejam adquiridos. O ambiente deve ser voltado para que haja estímulos psicológicos adequados aos adultos, a educação precisa ser permanente e continuada, a interação entre o meio cultural, familiar e social é de extrema importância para que haja a aprendizagem significativa e situações que estimulem o desenvolvimento dos jovens e adultos