Eixo
GESTÃO INDUSTRIAL
CARGA HORÁRIA: 40H
SALA 213
CONTEÚDO FORMATIVO
TÉC. DE ENSINO: DONIZETE SANTOS
2. Módulo – Gestão – Técnico em Mecânica - Grade Nova – 40 h
Conteúdo fornecido pelo Coord. o Celso.
Dias de aulas:
05, 07, 14, 21, 26, 28/02
05,07,12 e 14/03
APOSTILA DE GESTÃO Técn de Ensino: Donizete Santos
TÉCNICO DE MECÂNICA – GRADE NOVA - 40H
1.5 - PRESERVAÇÃO AMBIENTAL * IMPACTOS AMBIENTAIS
A indústria representa o principal impactante ambiental negativo no meio ambiente através de:
Efluentes líquidos
Efluentes sólidos
Efluentes gasosos
Ruídos
COMENTÁRIO
Toda atividade humana, principalmente de caráter empresarial, tem efeitos ambientais. Há algumas décadas, a geração de poluentes pelas empresas era entendida como uma consequência inevitável nos processos industriais, o que provocou um grau de deteriorização ambiental acentuado em muitas regiões do mundo.
Em 1972 a ONU organizou a I Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, que resultou na criação de órgãos de proteção ambiental em diversos países. Durante muito tempo estes órgãos se ocupavam apenas de fiscalizar o atendimento dos padrões ambientais estabelecidos. Por sua vez as empresas potencialmente poluidoras estavam preocupadas unicamente em atender à legislação ambiental. À medida que os problemas ambientais ficaram mais evidentes e a ideia de qualidade total no setor produtivo ganhou consistência, se percebeu que o controle de impactos ambientais só seria efetivo através de um Sistema de Gestão Ambiental.
Ao mesmo tempo o foco do controle ambiental migrou das tecnologias de tratamento de fim de tubo para as ações dentro do setor produtivo, através de Programas de Prevenção da Poluição e da adoção de Tecnologias Limpas.
Algumas empresas começaram a perceber que gerar resíduos é sinônimo de perdas econômicas em longo prazo, pois isto representa: * Perda de insumos, isto é, desperdício de matérias