Egrh
Trabalho elaborado no âmbito da cadeira de Elementos de Recursos Humanos por:
Professor: Dr. Pereira Cardoso
Indice
·
Introdução 3
O que é a avaliação de desempenho e o porquê da sua existência? 4
Tipos de Avaliação de Desempenho 6
Perfil da empresa estudada – Grupo Efacec 10
Participantes no Processo 13
Modelo de Competências e Objectivos 14
Reflexão 17
Bibliografia 18
· Introdução
Num mercado fortemente globalizado e competitivo, exige-se cada vez mais às organizações uma grande capacidade de reacção e adaptação às mudanças que operam no seu meio envolvente. O seu sucesso ou insucesso passa, em grande medida, pela forma como elas gerem os seus recursos internos e reagem às mudanças que se operam a nível económico, político e social.
Neste contexto, evidencia-se a importância da descoberta de novos sistemas e caminhos visando a identificação e a seleção daqueles que conduzirão com sucesso os destinos das organizações.
De entre os vários caminhos existentes, a Avaliação de Desempenho é certamente aquele que apresenta maior eficiência e eficácia, desde que adequadamente adaptada às particularidades e culturas das pessoas e das organizações. Quando isso não acontece, o sistema que permitiria avaliar, promover e orientar o crescimento, quer pessoal quer profissional das pessoas, passa a ser o principal ponto de insatisfação por parte das mesmas.
A análise do tema Avaliação de Desempenho (AD) levanta questões tais como: Por que a AD pode ser tão desgastante para as organizações? Como pode a cultura organizacional interferir na AD? Como é realizada hoje a AD nas empresas modernas? A partir destas questões, este estudo pretende elaborar uma análise teórica do tema. E a aplicação prática do sistema de AD numa empresa em concreto.
· O que é a avaliação de desempenho