Pegada ecologica
O Que é?
A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta. Um hectare global significa um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um ano.
Já a biocapacidade, representa a capacidade dos ecossistemas em produzir recursos úteis e absorver os resíduos gerados pelo ser humano.
Sendo assim, a Pegada Ecológica contabiliza os recursos naturais biológicos renováveis (grãos e vegetais, carne, peixes, madeira e fibras, energia renovável etc.), segmentados em Agricultura, Pastagens, Florestas, Pesca, Área Construída e Energia e Absorção de Dióxido de Carbono (CO2).
Resultados: Em 2006, um relatório da ONU concluiu que a pecuária mundial gera quase 20% das emissões dos gases de efeito estufa.
O gás metano, eliminado na flatulência das vacas (que são as produtoras de leites e consequentemente seus derivados), tem efeito térmico cerca de 23 vezes mais alto que o do gás carbônico.. A situação é ainda mais alarmante, se considerarmos que cada animal expulsa até 200 litros de metano/dia. Além disto, as fezes do gado gera óxido nitroso, o qual tem efeito térmico cerca de 300 vezes maior que o das emissões de CO2..Temos ainda que considerar os altos índices de desmatamento para a criação de gado: a pecuária ocupa quase 1/3 de toda a terra do continente da América Latina
Outro aspecto a ser considerado quando se analisa a cadeia de produção de alimentos é a quantidade de água consumida: na irrigação de lavouras, a água ingerida pelos animais, na sua alimentação e na indústria. Para efeito de comparação, enquanto 39 litros de água são gastos para produzir um quilo de tomates, 2.794 litros são usados na produção de um quilo de carne suína e até 20.700 litros para a produção da mesma