Egon schiele
Egon Shiele foi um pintor austriaco ligado ao movimento expressionista.
Em 1905 depois de perder o pai ficou aos cuidados do tio materno que reconheceu o seu valor artisico e o apoiou.
Em 1906 ingressou na Akademie der Bildenden Kunsten,em Viena, onde estudou desenho em pintura, em oposiçao á vontade de sua mãe que queria vê-lo a seguir os passos do pai.
Em 1907, Shiele conheceu Gustav Klimt que o "apadrinhou" ajudando -o assim comprando seus trabalahos e os aprensentando -o a pessoas influentes, arranjando -lhe modelos e outras coisas. A sua primeira exposição foi em 1908 na Klosterneuburg. Instisfeito com o caracter coservador da academia, Shiele abandonou os estudos, juntos com seus colegas que partilhavam da mesma sensação de descontentamento, criou o Grupo nova arte e começou a explorar mais forma humana e também a sexualidade. Seu estudio era ponto de encontro de crianças deliquentes,Egon chegou a ser preso por ter seduzido uma menor, mais foi mesmo preso por expor seu trabalhos pornograficos em lugares acessiveis a menores de idade. Em 1918, Schiele foi convidado a participar na 49º Secessão em Viena. Teve 50 trabalhos aceites na exibição que foram postos na sala principal. Fez também o poster para a exibição, o qual era inspirado na ultima ceia, com o seu retrato no lugar de Cristo. Este acontecimento foi um tremendo sucesso tendo resultado na subida do valor económico dos trabalhos deste artista. Durante o útlimo ano da sua vida, Egon Schiele fez várias outras exposições igualmente com sucesso.
ANALISE DO USO DE COR E DESENHO Este grande representante do expressionismo austríaco deixou trabalhos onde estavam a representados seres humanos transfigurados por sentimentos fortes implícitos no seu traço, onde diversas mulheres pousavam para ele fazer os auto-retratos provocantes mostrando a sua forma de visão assim como também fez algumas paisagens e residências burguesas, nos quais tem um estilo cuidadoso e elegante, de