egito
Capital: A sua capital é a cidade do Cairo, a maior e mais populosa cidade do país e do continente africano.
Extensão: cerca de 1.001.450 km²
Divisas: oeste com a Líbia, sul com o Sudão e a leste com a Faixa de Gaza e Israel. O litoral norte é banhado pelo mar Mediterrâneo e o litoral oriental pelo Mar Vermelho. A península do Sinai é banhada pelos golfos de Suez e de Acaba.
Religião: 85% dos egípcios são muçulmanos sunitas, 15% são cristãos, e menos de 1% muçulmanos xiitas.
Etnia: povo semítico-camítico, beduínos, núbios, um povo africano estabelecido há milhares de anos no Alto Nilo. Há uma considerável herança étnica dos povos que passaram pelo território: romanos, gregos, turcos, circassianos, ingleses e franceses.
A escrita
A principal escrita egípcia eram os hieróglifos, que foram decifrados em 1822 pelo francês Jean-François Champollion. Os egípcios também tinham outros dois tipos de escrita, a hierática que era hieroglífica simplificada e a demótica que era mais simples e rápida.
Pirâmides do Egito
São monumentos de alvenaria construídos no Antigo Egito. Como o nome indica, são formadas por uma base quadrada de quatro faces triangulares que convergem para um vértice.
As três mais famosas pirâmides estão no planalto de Gizé, na margem esquerda do rio Nilo, próximo à cidade do Cairo. Porem existe 138 pirâmides redescobertas, em todo o Egito, remanescentes do Antigo e Médio Império, muitas delas não conservadas, sendo a maioria, considerada templos mortuários para os faraós e suas concubinas, principalmente, mas também para sacerdotes e nobres mumificados. Algumas pirâmides tinham seus vértices decorados ou forjados com ouro.
Devido ao seu alto grau de complexidade arquitetônica, aos esforços empregados em suas construções, e a sua notável beleza, as pirâmides são culturalmente associadas ao místiciosismo, sendo a fonte de muitas hipóteses e lendas acerca dos mistérios de sua construção e finalidade.
Artes
Os egípcios de destacaram na