Egito: Civilização Egípcia
1. Informações Geográficas
2. Vida Social
3. Faraó
4. Imortalidade
5. Herança Egípcia
1) Informações Geográficas
País africano, cujo território possui maior parte ocupada pelo deserto de Saara e a maior parte de sua população situa-se às margens do rio Nilo, que atravessa o país de norte a sul. A ocupação dessa forma existe há 8.000 anos.
Nos meses de junho e outubro, em virtude de chuvas de tropicais na região, há o transbordamento das águas da nascente. O húmus trazido pela enchente propicia um solo fértil e favorável às práticas agrícolas.
Assim, com o passar do tempo, a população aprendeu a drenar a terra, construir diques e canais e erguer suas habitações e celeiros em locais elevados, distantes das águas.
2)Vida Social
Com o passar do tempo, as técnicas agrícolas possibilitaram excedentes, assim, fazendo com que os pequenos núcleos populacionais transformassem-se em povoados e vilas
Aldeias – nomos
Chefe – nomarca
Agricultores – felás
Rio – principal sistema de comunicação e transporte
Egito – dádiva do Nilo = Oásis em meio a um deserto
Os nomarcas mais eficientes na garantia de alimentos, passaram a personificar os deuses protetores dos nomos. O poder político-administrativo logo se espalhou e difundiu-se ao religioso e centralizou-se nas mãos dos nomarcas, que começaram a incorporar territórios, transformando a região em áreas de pequenos “reinos”.
2.1) Unificação do Egito
3500 a.C. - Nomos foram unificados em apenas dois reinos: Delta e o Vale do Nilo
Baixo Egito e Alto Egito, respectivamente.
3200 a.C. - Menés, rei do Vale do Nilo, incorporou o território relativo ao reino do Delta e foi coroado como faraó. Assim, transformando-se em uma mescla de monarca e chefe religioso.
Coroa dupla nas cores branca e vermelha, que representavam as duas regiões do Egito
2.2) Estratificação Social
Sociedade rigidamente estratificada, ou seja, dividade em grupos sociais fortemente diferenciados entre si.
Faraó, filho do deus Amon-Rá