Egito antigo
Cultura II
Arte II
Escultura II Egito Antigo Arquitetura:
Vários projetos arquitetônicos, financiados pelo Estado do Egito, eram feitos para fins religiosos e comemorativos, mas principalmente para enfatizar o poder do faraó. Os antigos egípcios eram grandes construtores muito bem qualificados, além de usarem instrumentos simples, mas que davam resultados precisos e exatos em pedras. Os arquitetos egípcios também tinham seu próprio design geométrico, presentes ricamente em paredes decoradas e no chão de suas construções, como os palácios. Templos e túmulos, esculturas muito importantes, eram construídas em pedra ao invés de tijolo, com o propósito de que durassem para sempre.
Cultura:
O Egito tem como o Rio Nilo um grande tesouro. Era ele que fornecia água para o plantio e a sobrevivência dos egípcios. Eles confeccionaram habilmente instrumentos e armas. Com o papiro, criaram sua própria escrita, conhecida como hieróglifos. Tinham um sistema de leis baseado nos costumes, que mais tarde se impôs ao próprio faraó. A cultura egípcia era bem rígida e religosa. Eram capazes até de mumificar seus deuses, um processo complexo que, por ser tão difícil, quase ninguem sabe como mumificar alguém.
Arte:
Os egípcios tinham padrões artísticos - linhas simples, cores combinadas, formas e áreas planas, sem profundidade espacial - muito presente em suas pinturas. Tumbas, templos, caixões e até estátuas foram decorados com esses padrões. Sobre as figuras planas, tem haver com a rigidez que o faraó "regia" o Egito, que era chamada de Lei da Frontalidade. Já sobre as cores usadas nas pinturas, cada uma possuía uma função simbólica. O preto (muitas vezes usados na boca, sobrancelha, olhos e peruca) representava a noite, a morte, a fertilidade, a regeneração e as inundaçõesdo Rio Nilo. O branco (muito usado nas vestes, flores e casas) era associado á pureza, verdade,