efluentes
Contaminação, assoreamento, eutrofização, acidificação e fenômenos hidrológicos são os principais processos causadores da poluição da água, a maioria deles causados diretamente pela atividade humana.
A contaminação ocorre com a introdução de certas substâncias que altera o ambiente aquático prejudicando assim seu normal aproveitamento, causando assim sua poluição.
Matéria orgânica, organismos patogênicos, compostos organossintéticos, e metais pesados são os contaminantes de maior importância, sendo a matéria orgânica proveniente dos esgotos domésticos e das águas residuárias das indústrias de alimentos.
Organismos patogênicos são outros agentes contaminantes e são transmissores de doenças.
Compostos organossintéticos é um perigoso contaminante, concentrados normalmente em agrotóxicos pode trazer vários riscos à saúde humana.
Os metais pesados concentrados normalmente em agrotóxicos, fertilizantes ou em alguns processos industriais, provoca sérios danos à biota aquática e terrestre e também ao seres humanos.
Assoreamento é um processo é um processo de aporte de material mineral (areia, argila, silte) num corpo d’água diminuindo a profundidade e seu volume útil, prejudicando os mais diversos usos da água. A movimentação de terras resultantes das atividades humanas é a principal causa dos assoreamentos, construções gigantescas e até atividades agrícolas são fatores que implicam ainda mais para esse processo.
A eutrofização está relacionada a superfertilização no ambiente aquático devido a presença de nutrientes, ocorrendo assim o rápido crescimento das plantas aquáticas. O nitrogênio e o fósforo são os principais nutrientes causadores desse processo, e com o crescimento exagerado das plantas aquáticas, vem sua morte, ocorrendo uma demanda grande de oxigênio para a decomposição, sendo o principal problema da eutrofização. Acidificação consiste no baixo pH dos ambientes aquáticos, que prejudica a biota aquática