eficiência/exceléncia na gestão pública
A importância da administração e do gestor público. É importante esclarecer, que a administração pública brasileira precisa absorver a concepção de que a sua principal função é responder adequadamente as demanda da sociedade, que anseia por bens e serviços público de qualidade e por formas transparentes de administração dos recursos público, deve, também reagir de forma veemente às pressões espúrias que visem privilegia os grupos de interesses que anda lado a lado com poder público e econômico.
A promoção do bem-estar coletivo, a redução dos níveis de desigualdades socioeconômico e ambientais no Brasil exige uma administração pública competente.
Os desempenhos das organizações públicas também estão fortemente vinculados ás habilidades adquiridas e se reflete na capacidade gerencial do gestor público em dominar um conjunto de habilidade visando o bem coletivo.
Habilidades políticas: capacidade de prever, de definir e de estabelecer objetivos e metas; capacidade de compor equipes de trabalho com alta qualificação profissional; capacidade aglutinar esforços e entendimentos controversos; capacidade de diagnosticar situações e solucionar problemas.
Habilidades comportamentais: capacidades de administrar bem os recursos escassos ou abundantes; capacidades de enfrentar crises e administrar conflitos; capacidade de motivar e liderar a criatividade de seus auxiliares; capacidade de comunicação e de