Resumo Daens
O FILME DAENS SE PASSA NO FINAL DO SÉC. XIX, EL ALAST-BELGICA, UM PEQUENA CIDADE FLAMENGA, ONDE SE INICIAM AS PRIMEIRAS REBELIÕES DOS TRABALHADORES DA INDUSTRIA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO. NESSA ÉPOCA AINDA NÃO HAVIOAM LEIS QUE GARANTISSEM OS DIREITOS TRABALHISTAS E O PAPEL DA IGREJA COM SUA DOUTRINA SOCIAL “RERUM NOVARUM” ERA MUITO IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE.
O PAÍS ABRIGA DUAS COMUNIDADES DE ORIGENS DIFERENTES, A FLAMENGA (NORTE) E A VALA(SUL). POR ESSE MOTIVO, OS OPERARIOS DO FILME FALAVAM EM IDIOMA DIFERENTE AO DA CLASSE MAIS PRIVILEGIADA (BURGUESIA), NO CASO O FRANCÊS.
ESSA COMUNICAÇÃO DIFICULTAVA AINDA MAIS A VIDA DOS TRABALHADORES.
A HISTÓRIO COMEÇA A MUDAR NAQUELA CIDADE COM A CHEGADA DO PADRE DAENS QUE É DESIGNADO PARA ASSUMIR A IGREJA LOCAL.
COMPLETAMENTE SENSIBILIZADO COM AS CONDIÇÕES DE MISÉRIA DA POPULAÇÃO, O SEU LADO REVOLUCIONÁRIO É ACESO, E ELE TENTA MUDAR A CONSCIENCIA DA SOCIEDADE, OU SEJA, A BURGUESIA.
UTILIZAVA DE UM JORNAL CATÓLICO PARA INCENTIVAR O POVO A LUTRA PELOS SEUS DIREITOS, MAS SE MANTINHA EM UMA SITUAÇÃO DELICADA ENTRE A FÉ E A POLITICA.
PARA DEFENDER O POVO, ELE SE CANDIDATOU A DEPUTADO, E INSTRUI A POPULAÇÃO A USAR O PODWER DO VOTO. NA ÉPOCA, FOI PERMITIDO QUE O POVO EXERCESSE O VOTO DIRETO E SECRETO, COM VALOR IGUAL PARA TODOS.
NESSA ÉPOCA, SE INICIA A PASSAGEM DO ESTADO LIBERAL PARA O ESTRADO SOCIAL, GARANTINDO OS DIREITOS DO POVO.
RERUM NOVARUM
A CONDIÇÃO OPERARIA, A RELAÇÃO ENTRE TRABAQLHO CAPITAL, PATRÃO ENMPREGADO, É TRATADA NESTA ENCICLICA DE LEÃO XVIII. UM DOS MARCOS DA DOUTRINA SOCILA DA IGREJA, A RERUM NOVARUM REFORÇA O DIREITO A PROPRIEDADE E A HARMONIA ENTRE AS CLASSES SOCIAS. ELA CONDENA A SOLUÇÃO SOCILAISTA QUE INSTIGA NOS POBRES O ÓDIO CONTRA OS QUE POSSUEM, CONDENA OS QUE PRETENDEM QUE TODA A PROPRIEDADE DE BENS PARTICULARES DEVE SER SUPRIMIDA, QUE OS BENS DE UM INDIVIDUO QUALQUER DEVEM SER COMUNS A TODOS, E QUE A SUA ADMINISTRAÇÃO DEVE VOTAR PARA OS MUNICIPIOS OU PARA O ESTADO.