Eficiência energética
Desde que há vida humana esta depende totalmente do meio ambiente e, dos seus recursos. O homem consome cada vez mais bens materiais e este consumo exige demasiado da natureza.
Os consumos mundiais não tem parado de aumentar devido ao desenvolvimento industrial, a expansão dos transportes e ao crescimento demográfico, são os recursos renováveis energéticos e não renováveis que nos fornecem essa energia.
É mais utilizada a energia não renovável pois as renováveis são muito caras, mas havido uma mudança pois a dispnolibidade do planeta começa a escassear.
Por exemplo o petróleo a sua distribuição esta e gerar grandes conflitos mundiais. Os países que mais consomem são os que menos o possuem.
As fontes de energia capazes de corresponder a tanta procura são:
. Energia nuclear
. Energias renováveis
As fontes de energia renováveis tem muitas vantagens pois são fontes de energia inesgotáveis de energia e tem muitos poucos efeitos negativos para o ambiente e estão disponíveis em quase todo o mundo.
Portugal é rico em fontes de energia renovável mas a sua utilização e muito baixa.
As fontes de energia mais utilizada em Portugal são:
. A biomassa; resíduos florestais, lixos e esgotos vindos da pecuária
. A energia hídrica; obtida do movimento da água (ex barragens)
Começamos a ver em Portugal a energia eólica. A uma energia obtida através da força dos ventos. É a transformação de energia cinética dos ventos em energia eléctrica. O vento é uma fonte limpa e inesgotável e é usada desde sempre pelo homem. Na antiguidade o homem já a utilizava nas embarcações e moinhos, em bombas de água e outros trabalhos diversos. A energia eólica disponível varia consoante o tempo e lugar, e a electricidade produzida é obtida de uma forma bastante simples. Grandes turbinas (aerogeradores) em forma de cata-vento são colocadas em locais abertos e com boa qualidade do vento. Através de um gerador o movimento dessas turbinas gera a energia eólica.