EFICIÊNCIA AUTOMÓVEIS
Onde estaríamos sem os veículos motorizados? O mundo moderno conta com automóveis, caminhões, ônibus e aviões para transportar mercadorias e pessoas dentro dos países e ao redor do planeta, para negócios e lazer. No mundo todo, o transporte é responsável por 22% do consumo de energia. Veículos terrestres como automóveis, caminhões e ônibus, respondem por 75% da energia usada no transporte.
Quase todos os veículos motorizados são movidos a combustível derivado do petróleo, principalmente na forma de gasolina ou diesel. Os combustíveis para veículos motorizados constituem o principal uso do petróleo. Porém, com o petróleo vêm as emissões de poluentes. Sabemos há muito tempo que os veículos motorizados são grandes produtores de emissões poluentes de dióxido de carbono (CO2). O uso no transporte responde por 27% das emissões de CO2 no mundo.
Com toda a preocupação em relação à redução das emissões de CO2, tem havido maior pressão para que algo seja feito nesse sentido. Transporte público, caronas coletivas e outras abordagens têm sido promovidas, mas a maioria das pessoas prefere seu próprio veículo. Isso é particularmente válido em lugares como China e Índia, onde as economias em crescimento agora permitem que mais pessoas comprem automóveis.
Vários países instituíram leis antipoluição para reduzir outras emissões, como óxidos de enxofre (SOx) e óxidos de nitrogênio (NOx), dos veículos motorizados. Essas leis têm ajudado a reduzir a fumaça e outros efeitos da poluição. Mas, somente agora, com a aceitação quase universal do aquecimento global como uma realidade, estamos tomando medidas para reduzir as emissões de CO2. Isso significa criar veículos energeticamente eficientes que utilizem menos combustível à base de petróleo ou até combustíveis alternativos que produzam menos ou nenhuma emissão. Alguns veículos energeticamente eficientes já estão circulando pelo mundo, como o híbrido gasolina-elétrico. Outros, como o veículo elétrico,