Sistemas eletrônicos embarcados em automóveis
Sistemas eletrônicos embarcados em um automóvel
Artigo científico apresentado no curso de Graduação em Engenharia da Universidade de Brasília, Campus Gama, ao professor doutor Felix, a fim de obter aprovação na disciplina de introdução à engenharia.
BRASÍLIA
2014
RESUMO
Com o objetivo de maximizar a performance do veículo e a sua segurança, a implantação de sistemas eletrônicos vive uma constante evolução no meio automotivo. A aplicação de equipamentos eletrônicos é obtida a partir de estudos na área da eletrônica para que seja proporcionado aos consumidores do produto mais conforto, tornando, assim, o produto mais atraente e seguro.
Os sistemas eletrônicos são capazes de processar várias tarefas pré-definidas, tarefas essas que buscam otimizar várias funções do automóvel, como o controle da frenagem com a utilização do sistema Abs, ou a melhora do desempenho do motor com a utilização e evolução da injeção eletrônica, havendo, então, uma constante busca pela otimização do produto afim de diminuir o custo de produção.
Inicialmente aplicado em aviões, o sistema de frenagem, conhecido como freio Abs, evita o travamento das rodas e previne o descontrole do carro em uma situação de frenagem brusca e emergencial, proporcionando uma melhor aderência entre o solo e a roda do veículo, devido ao atrito estático existente.
A injeção Eletrônica tem como principal objetivo melhorar o rendimento do motor consumindo menos energia, logo, o sistema insere uma combinação de ar e combustível exata medida por sensores, contribuindo para menor quantidade da emissão de gases poluentes, e partidas mais rápidas.
INTRODUÇÃO
1. OBJETIVOS
O artigo tem como objetivo estudar a inclusão de sistemas eletrônicos na parte operacional de automóveis desde os primórdios da eletrônica veicular até os dias atuais, focando na parte de melhoramento de segurança e eficiência do veículo.
2. ORIGEM
A