Efeitos no NaCl no solo
Vários factores podem afectar o mau cultivo ou desempenho de uma cultura num dado campo, desde os quais factores bióticos e abióticos. No que concerne aos bióticos, encontramos neste grupo as doenças e pragas (pestes) que causam danos e injurias significativas num campo onde esta implatada uma dada cultura. Já nos factores abióticos podemos encontrar aspectos ligados ao solo, clima, entre outros.
No que diz respeito aos solos, este é um grande problema principalmente em países em via de desenvolvimento como o nosso caso, pois na sua maioria os mesmos precisam de uma correção devido ao seu estado. Esta, geralmente ligada a água, isto é, a quantidade de água que se perde deve ser igual a que se ganha equilibrando de tal modo a quantidade de água no solo. Na perda de água, vários minerais se acumulam e quando não se repõe a água estes acumulam. Estes acúmulos podem ser ácidas (originando solos Acidos), noutros casos Sais (originando solos salinos) e em associação dos dois caso podemos encontrar os solos intermediários.
Neste trabalho vamos intensificar o conhecimento sobre sais que de alguma maneira alteram o estado normal do solo, tronando Salinos.
Salinidade do solo
É o índice atingido após um grau acentuado da salinização de um solo. O que pode levar a salinização de um solo são vários factores naturais ou ainda com a intervenção humana. Diferente do que muitos pensam, a salinização não ocorre somente em áreas próximas ao mar, pode ocorrer em zonas de clima semi-áridas ou sub-úmidas e em regiões desérticas, ou seja em zonas que a concentração de chuvas for muito baixa e localizada em algumas semanas do ano, zonas que apresentava mares internos, que com o passar dos anos se evaporaram, ficando somente o sal na superfície do solo (Australia) e zonas que utilizam água para irrigação com alta concentração de sais.
De referir que este processo também pode ocorrer em locais onde a precipitação pluviométrica seja normal, mas os solos se apresentam