Projeto Salinidade No Girassol
EFEITO DO ESTRESSE SALINO NO CRESCIMENTO INICIAL DO GIRASSOL
Campo Novo do Parecis – MT
26 / 06 / 2014
DISCENTE: PAULO ROGÉRIO GUIMARÃES, CRISTIANE DE OLIVEIRA VIEIRA, MARCELO TOZZO
EFEITO DO ESTRESSE SALINO NO CRESCIMENTO INICIAL DO GIRASSOL
Relatório Final apresentado à disciplina de Fisiologia Vegetal, do curso de Bacharelado em Agronomia do IFMT- Campus Campo Novo do Parecis.
PROFESSOR: JOSÉ LUIZ DA SILVA
Campo Novo do Parecis – MT
26 / 06 / 2014
RESUMO
A expansão da cultura do girassol está ocupando uma grande área de solos no Brasil, que tem o estado do Mato Grosso como o mais produtivo desta cultura. Assim é necessário avaliar várias alternativas com objetivo de se aumentar a produtividade. Assim sendo, este trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento inicial na cultura do girassol ao estresse salino submetidos a diferentes concentrações de (NaCl). Os níveis de salinidade foram 0,00; 14,61; 29,22 e 58,44 g/L de cloreto de sódio. O delineamento utilizado foi o de inteiramente casualizado (DIC), em arranjo fatorial 4x2x4, tendo como tratamentos as variedades Olinssun3 e a convencional (Charrua). De acordo com os resultados obtidos, o crescimento inicial das cultivares de girassol foram influenciadas significativamente pela salinidade quando submetidas ao estresse salino.
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 5
2 - MATERIAIS E MÉDODOS 8
3 - RESULTADOS E DESCUSSÃO 9
4 - TABELAS 10
5 - FIGURAS 13
6 - CONCLUSÃO 19
7 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
1- INTRODUÇÃO
O girassol (Helianthus annuus L.) é uma dicotiledônea anual da família Asteraceae, originária do continente americano, tendo como centro de origem o México. Adapta-se a diferentes condições ambientais, ou seja, sendo resistente a seca, ao frio e ao calor (CASTRO e FARIAS, 2005). Nos tempos remotos, o girassol era usado pelos índios como alimento e remédio. Após sua