efeito tyndall
CURSO: TÉCNICO EM QUÍMICA
DISCIPLINA: FISÍCO QUÍMICA
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA N° 1
ASSUNTO: EFEITO TYNDALL
COMPONENTES DO GRUPO:
MARIA EDUARDA N° 16
BRENDA N° 02
JOÃO PEDRO N °10
INTRODUÇÃO: O assunto a ser estudado é o Efeito Tyndall, que diferencia as soluções verdadeiras das coloidais através do tamanho de suas partículas que para dispersarem, ou seja, para a luz conseguir atravessar a solução (o que caracteriza o Efeito Tyndall) devem ser de 1 á 100nm. Uma solução que dispersa é coloidal, e uma que não dispersa é verdadeira, ambas são misturas homogêneas, a primeira de separação mais fácil que a segunda. Na figura abaixo podemos visualizar duas soluções: a primeira é verdadeira pois não dispersa, ou seja, o feixe de luz não atravessa as partículas, a segunda coloidal, perceba que acontece justamente o contrário, a luz atravessa a solução.
OBJETIVO: Diferenciar soluções verdadeiras (não há sedimentação, sua separação não é possível por nenhum filtro) de soluções coloidais (separasse por ultracentrifugação) através de experimentos; e com isso entendermos, na prática, o Efeito Tyndall.
MATERIAL:
Becker
Tubo de ensaio
Pipeta
Pisseta
Bastão de vidro
Suporte de tubo de ensaio
Laser
Cartolina escura (preta)
Ácido sulfúrico
Glicose de milho
Tiossulfato de sódio
Óleo
Acetona
Agua destilada
Leite
PROCEDIMENTO:
Experiência A: Com a pipeta mede-se 3ml de ácido sulfúrico (H2SO4), que é adiciona a um Becker; coloca-se a cartolina atrás do mesmo e atinja-o com o lazer, assim podemos observar qual o tipo de solução (verdadeira ou coloidal). Adicione o H2SO4 a um Becker com tiossulfato sódio, mistura-se com um bastão de vidro, realize o mesmo procedimento do acido sulfúrico.
Experiência B: Com a pipeta mede-se 3ml de ácido sulfúrico diluído e coloque-o em um tubo de ensaio, faça o mesmo com o