Memória
A memória, como um processo, refere-se aos mecanismos dinâmicos associados ao armazenamento, retenção e recuperação de informações sobre experiências passadas. Os psicólogos cognitivos identificaram especificamente três operações usuais de memória: codificação, armazenamento e recuperação. Cada operação representa um estágio do processamento da memória. Na codificação a memória diferenciada e os conhecimentos proporcionados pela Neuropsicologia. Você transforma dados sensoriais em uma forma de representação mental. No armazenamento você mantém as informações codificadas na memória. Na recuperação você acessa ou usa as informações armazenadas na memória. Os pesquisadores criaram, ao estudar a memória, diversas tarefas que exigem dos participantes lembrar-se de informações arbitrárias (por exemplo, conjuntos de números ou de letras) de maneiras distintas.
Tarefas de Recordação e de Reconhecimento
Na recordação você apresenta um fato, uma palavra ou outro item de memória. Os testes de preenchimento de espaços em branco e a maioria dos demais testes exigem que você se recorde de itens da memória.
Três tipos principais de tarefas de rememoração são usados experiências. Divido em:
Recordação serial, no qual você se recorda de itens na ordem exata em que foram apresentados.
Recordação livre, em que, inicialmente, lhe mostram itens em pares, porém, durante a rememoração, você recebe informação de somente um componente de cada par e é solicitado a lembrar-se do outro componente.
Reaprendizado é o número de tentativas necessárias para aprender novamente itens que foram aprendidos em alguma ocasião no passado.
Tarefas de Memória Implícita e Explícita
Os teóricos da memória distinguem entre memória explícita e memória implícita. Cada uma das tarefas discutidas anteriormente envolve a memória explícita, em que os participantes apresentam lembrança consciente. Por exemplo, poder lembrar ou reconhecer palavras, fatos ou imagens de um