Efeito tampão
Professora: Kasuê
Aluna: Natália Ataíde Sabath de Oliveira/R.A: B962CI-4
Sumário
1.0 – Tampões Biológicos e suas atuações;
2.0 – Sistema Hemoglobina;
3.0 – Acidose Respiratória;
3.1 – O que acontece na Acidose Respiratória;
3.2 – Sinais e sintomas;
3.3 – Diagnóstico;
3.4 – Tratamento;
4.0 – Alcalose Respiratória;
4.1- O que acontece na Alcalose;
4.2 – Sinais e sintomas;
4.3 – Diagnóstico;
4.4 – Tratamento;
5.0 – Conclusão;
6.0 – Bibliografia;
Introdução
Muitas reações químicas que ocorrem dentro de uma célula, ou mesmo fora delas, dependem do pH. Pequenas variações no Ph podem afetar a velocidade de uma reação química ou mesmo não permitir que ela ocorra, o que pode acarretar na morte celular. Com isso, sabemos que, a capacidade de tamponamento (ou "poder tampão") é uma propriedade importante em sistemas biológicos, para os quais uma alteração rápida de pH pode ter consequências desastrosas.
Nesse trabalho veremos os mecanismos utilizados pelo corpo para a regulação do pH.
1.0 - Tampões biológicos e suas atuações;
Durante o metabolismo celular ocorre liberação ou consumo de muitos ácidos e que são constantemente liberados no meio celular ou extracelular (corrente sanguínea). O organismo neutraliza estes ácidos para prevenir alterações na quantidade de H+ e preservar a função celular. A variação do pH também pode ocorrer por meio de administração de medicamentos ou então serem geradas devido a problemas fisiológicos ou doenças.
A forma como o organismo regula a concentração de H+ é de fundamental importância e ocorre no interior das células. Os mecanismos de defesa do organismo contra alterações do pH são químicos ou então fisiológicos e estão interligados. Os mecanismos químicos são representados pelas substâncias químicas que se encontram dissolvidas no plasma, líquido intersticial ou líquido intracelular e que agem como ácidos e bases