Efeito Placebo
Placebo é como se denomina um fármaco ou procedimento inerte, e que apresenta efeitos terapêuticos devido aos efeitos fisiológicos da crença do paciente de que está a ser tratado.
O placebo pode ser eficaz porque pode reduzir a ansiedade do paciente, revertendo assim uma série de respostas orgânicas que dificultam a cura espontânea:
Aumento da frequência cardíaca e respiratória
Produção e liberação de adrenalina na circulação sanguínea
Contracção dos vasos sanguíneos
Um placebo é uma substância inerte, ou cirurgia ou terapia "de mentira", usada como controle em uma experiência, ou dada a um paciente pelo seu possível ou provável efeito benéfico. O por quê de uma substância inerte, uma assim chamada "pílula de açúcar," ou falsa cirurgia ou terapia fazerem efeito, não está completamente esclarecido.
Em testes com medicamentos a serem introduzidos no mercado, provas são feitas com o medicamento verdadeiro, e o placebo (cápsulas que não contem medicamento).
Os testes são feitos para ver os efeitos colaterais e funcionalidade do medicamento, note nas bulas de remédios, os efeitos colaterais vistos em grupos testados com placebos.
Daí nota-se o quanto o poder da mente conserta muitas coisas, tem gente que nota melhora na doença tomando uma cápsula de farinha...
Seria algo para 'enganar' as pessoas e elas pensarem que estão ingerindo determinado remédio. O placebo é utilizaado em pesquisas de medicamentos para se ter uma idéia de se o medicamento faz efeito mesmo ou se o cérebro da pessoa apenas faz com que a pessoa se sinta melhor por estar tomando um remédio que acredita