Efeito estufa
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA E QUÍMICA
DISCIPLINA:QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL
PROFESSOR:CARLOS ALEJANDRO FIGUEIROA
Caxias do Sul, novembro de 2007
Sumário
1-Introdução
2-Revisão Bibliográfica
3-Referencial Bibliográfico
Introdução
Até pouco tempo atrás restrito a círculos científicos, o termo aquecimento global passou a ser usado por muita gente - mesmo por quem não entende plenamente o que ele significa. O inverno foi quente? Culpa do aquecimento global. Caiu uma tempestade? É o aquecimento global. O calor está de rachar? Aquecimento global. Mas afinal o que é o aquecimento global? É um aumento significativo da temperatura média da Terra em período relativamente curto, em razão da atividade humana.
Uma elevação da temperatura do planeta de 1° Celsius ou mais ao longo de 100 ou 200 anos caracteriza o aquecimento global. Aumento de 0,4° C num século já é algo considerável - e o Painel Inter governamental sobre Mudanças Climáticas avalia que ao longo do século passado a temperatura média da superfície da Terra tenha subido de 0,4° C a 0,8° C.
Para começar, vamos ver a diferença entre tempo e clima.
TEMPO E CLIMA
Tempo é local e acontece em curto prazo. Se chover na sua cidade na próxima quinta-feira, isto é o tempo. Clima acontece em longo prazo e não tem relação com uma localidade pequena. O clima de uma área é a média das condições de tempo em uma região ao longo de um grande período. Se onde você vive há ventos frios e garoa, isso faz parte do clima desta região. Os invernos têm sido frios desde quando se começou a registrar o tempo, então geralmente sabemos o que esperar dele.
O longo prazo, em referência ao clima, é um período realmente longo. Centenas de anos é um prazo curto quando se trata de clima. De fato, as mudanças no