Efeito Estufa
Efeito Estufa
O Efeito Estufa é um fenômeno natural que mantém a Terra aquecida. Quando os raios solares atingem a Terra, parte deles é “rebatida” pela camada de ozônio, já a outra parte penetra, encontra a superfície terrestre e volta para a atmosfera. Dentre esses raios solares que voltam, parte deles é novamente refletida para dentro da Terra e parte vai embora para o espaço. Naturalmente, esse processo é importante para a manutenção do calor na Terra. O Efeito Estufa é fundamental para a existência da vida na Terra, pois sem ele o planeta seria extremamente frio. O efeito estufa mantém a temperatura média da Terra em torno de 15 °C. Sem ele, o planeta estaria sempre coberto por uma camada de gelo e sua temperatura média estaria em torno de -18 °C.
Entretanto, com a intervenção do homem sobre a natureza, esse fenômeno está aumentando e deixando o nosso planeta cada vez mais quente. Os gases que formam a atmosfera da Terra permitem a passagem da radiação solar, e retém grande parte do calor, à semelhança do que ocorre em uma estufa de vidro na qual se cultivam plantas. O vidro deixa passar a luz, que é absorvida pelo solo e refletida na forma de calor. As ondas de calor não atravessam bem o vidro, são refletidas e aquecem a estufa. Por essa razão o efeito do aquecimento do planeta é chamado de efeito estufa (figura abaixo). Também colaboram, em menor grau, para esse efeito o vapor de água na atmosfera, o gás metano (produzido na decomposição da matéria orgânica e na fermentação da comida no intestino de cupins e ruminantes), o dióxido de nitrogênio (produzido na combustão da matéria orgânica) e os clorofluorcarbonos (CFCs, que têm algumas aplicações industriais).
Esse fenômeno é considerado um problema ambiental porque, com a destruição da camada de ozônio e a emissão de gases poluidores, o efeito estufa está ficando muito mais forte e aumentando cada vez mais as temperaturas na Terra. Se a camada de