Efeito estufa
Definição: Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra, é essencial para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência, e sem ele, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies. O efeito estufa ocorre quando os raios provenientes do Sol, ao serem emitidos à Terra, têm dois destinos, uma parte deles é absorvida, e transformada em calor, para manter o planeta quente, e a outra é refletida e direcionada ao espaço, como radiação infravermelha. Mais da metade da radiação fica retida na superfície do planeta por causa da ação refletora de uma camada de gases que a Terra tem, os gases estufa, que agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada e são capazes de reter o calor do sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que ele escape de volta para o espaço.
Os países industrializados são os maiores produtores de poluentes que contribuem para o efeito estufa, a industrialização de monóxido de carbono, chumbo, óxido de azoto em peças automotivas influenciam no processo de aquecimento tanto quanto o dióxido de enxofre das centrais termoelétricas a petróleo ou carvão, etano, etileno, propano, butano, pentano, acetileno em evaporação de solventes, lixos sólidos, processos industriais e dióxido de carbono usado em qualquer combustão.
Os efeitos da mudança climática global vão alterar a temperatura, a biodiversidade e a atividade agrícola no País. Essa é uma das conclusões apontadas no estudo “Economia das Mudanças Climáticas”. De acordo com o estudo, previsões recentes sugerem um aquecimento médio de 0,2°C por década até o final do século XXI, causadas pelo aumento da emissão de gases formadores do efeito estufa, seja por meio de queima de florestas ou pelo uso intenso de combustíveis fósseis.
Para o Brasil, estima-se que os efeitos das mudanças climáticas sejam menos intensos. Na região Norte, poderá ocorrer grande perda de