efeito estufa
.
Este fenômeno acontece da seguinte maneira: os raios ultravioletas, ao serem emitidos à Terra, têm dois destinos, parte deles será absorvido, e transformado em calor, mantendo a temperatura do planeta quente, enquanto outra parte é refletida e direcionada ao espaço, cerca de 35% da radiação é refletida de volta para o espaço, enquanto os outros 65% ficam retidos na superfície do planeta. Os gases estufa que ficam presos na atmosfera impedem o retorno dos raios ultravioletas para o espaço formando uma espécie de cobertor em torno do planeta.
A algum tempo a concentração natural desses gases tem sido aumentada principalmente pelas açoes do homem, como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e a ação das indústrias, aumentando a poluição do ar. O excesso desses gases distribuídos na atmosfera está fazendo que parte desses raios não consigam voltar para o espaço, provocando uma elevação na temperatura de todo o planeta, o aquecimento global. Por isso, o nome estufa é usado para descrevê-lo.
Gases do Efeito Estufa
Os principais gases que provocam esse fenômeno são:
• dióxido de carbono (CO2);
• óxido nitroso (N2O);
• metano (CH4);
• cloro-fluor-carboneto (CFC);
São procedidos, principalmente, da queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. Em excesso, o efeito estufa causa um superaquecimento, provocando consequências desastrosas, como o derretimento das geleiras polares; mudanças climáticas; aumento do nível dos oceanos; maiores indícios de fenômenos como furacões, tufões, ciclones; secas; extinção de espécies; destruição de ecossistemas e ondas de